Limões mais populares no Brasil

Limões mais populares no Brasil

O Brasil produziu 1,5 milhão de toneladas de limão em 2021, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. O cultivo da fruta teve origem na Ásia, na península Indochina, a partir do cruzamento da laranja com o cedrat, uma fruta cítrica.

Nas Américas, os limoeiros chegaram no final do século 15, nas esquadras de Cristóvão Colombo. Tipos de limão cultivados e consumidos no Brasil existem mais de 100 espécies de limões, entretanto, poucas variedades são responsáveis pela maioria do consumo mundial.

As frutas cítricas são ricas em vitamina C, que fortalece o sistema imunológico e atua na prevenção de mais de 60 doenças. Os frutos se diferenciam em tamanho e sabor, bem como na cor da casca.

1. Taiti

O tipo de limão mais consumido no Brasil é, na verdade, uma lima ácida.

O País é o segundo maior produtor do mundo. A fruta é cultivada desde o século passado na Califórnia, nos Estados Unidos, com sementes supostamente importadas do Taiti, daí o seu nome. São Paulo é o estado responsável por 70% da produção nacional dessa variedade. A fruta é excelente para suco, pois seu sumo rende mais que o limão siciliano.

É comum utilizá-lo também para sorvetes e tortas. Na indústria, é usado como ingrediente alimentar a partir do óleo extraído da casca. A variedade é tropical, então se adapta bem à maior parte do território brasileiro. É uma das espécies de citros com maior precocidade, produzindo a partir do terceiro ano de implantação do pomar.

2. Cravo ou caipira

O limão-cravo é resistente à seca e suporta estiagem de até 120 dias. A planta se desenvolve em terra com fácil drenagem e enriquecida com húmus de minhoca. A fruta é uma mistura de limão com tangerina, permitindo um equilíbrio em acidez e açúcar, perfeito para temperos.

Conhecido também como limão rosa, sua polpa é amarela. Externamente, é comum que as lavouras sejam infestadas por verrugose, uma doença inofensiva para humanos que deixa a casca com aspecto desagradável.

3. Galego

O limão galego também é uma lima ácida, porém menos comum no território brasileiro. A variedade é adaptada a climas mediterrâneo, equatorial, tropical e subtropical.

O cultivo se desenvolve no estado do Ceará nas cidades de Limoeiro do Norte, Russas, Tabuleiro do Norte, Jaguaribe e Penaforte, entre outras. A variedade chegou a ser mais produzida e consumida no Brasil há cinco décadas atrás.

Mas o limão Taiti se mostrou mais rentável aos produtores rurais e o limão galego é o quarto no ranking de consumo doméstico.

Fonte: agro.estadao

Add a Comment

Your email address will not be published.

Recent Posts

PRALIMAO

Dólar cai para R$ 5,68 e fecha no menor nível

Dólar cai para R$ 5,68 e fecha no menor nível

Fazenda prevê queda da inflação dos alimentos

Fazenda prevê queda da inflação dos alimentos

+55 21 97004 4770